Concórdia fecha segundo roteiro de Conferências do SC Mais Inovação

A cidade de Concórdia, na região da AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense), sediou na tarde desta quarta-feira (5) a Conferência Microrregional de Inovação, parte do programa SC Mais Inovação. A iniciativa, idealizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e executada pela Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), busca conectar governo, setor privado, academia e sociedade civil para promover soluções inovadoras baseadas em demandas regionais.

Durante o encontro, autoridades locais, empresários e representantes de instituições de ensino discutiram as metas do SC Mais Inovação, que pretende até 2026 elevar a participação da inovação para 10% do PIB catarinense (hoje em 7,5%) e gerar mais 30 mil vagas no setor de tecnologia. Também serão implantados nove novos Centros de Inovação, somando-se aos 15 existentes. Até 2025, estão previstos R$ 24 milhões em investimentos para fortalecer ecossistemas regionais de inovação. Para garantir capilaridade, o programa disponibilizará 21 agentes de inovação em todas as microrregiões do estado, aproximando as demandas locais das políticas e incentivos estaduais.

Ações previstas pelo SC Mais Inovação

  • Criação de um Comitê de Governança do Ecossistema Estadual de Inovação
  • Alocação de 21 Agentes Regionais de Inovação
  • Rede de Consultores de Negócios Inovadores
  • Mapeamento de oportunidades do setor produtivo local
  • Eventos e workshops para fortalecer a cultura de inovação
  • Conexão entre o setor produtivo, universidades e ICTs
  • Divulgação de programas e editais de CTI do Governo
  • Atração de investidores para projetos de inovação no estado

Com esse conjunto de iniciativas, o SC Mais Inovação avança para fortalecer Concórdia e toda a região da AMAUC, estimulando a competitividade, o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico sustentável em Santa Catarina.


Veja mais Notícias