No dia 23 de janeiro, o SC Mais Inovação promoveu a Conferência Microrregional de Inovação em Rio do Sul, na região da AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí). O encontro teve como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação, conectando empresários, universidades, poder público e entidades locais para impulsionar o desenvolvimento tecnológico da região.
Durante o evento, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, apresentou o programa lançado pelo Governo de Santa Catarina em outubro de 2024, com a meta de consolidar a inovação e a tecnologia como pilares da economia catarinense.
“O SC Mais Inovação traz um conjunto de ações articuladas em cinco frentes, que vão desde as conexões institucionais entre os atores do ecossistema de inovação para a criação de políticas públicas, até o estímulo à interação entre empresas, academia, fontes de financiamento e políticas de incentivo do governo”, explicou o secretário.
A sustentabilidade das indústrias depende cada vez mais de soluções inovadoras, sobretudo no Alto Vale do Itajaí, onde a infraestrutura ainda não atende completamente às necessidades das empresas. Segundo o vice-presidente da Fiesc para a região, André Armin Odebrecht, a presença do secretário aproxima ainda mais a Federação do Governo do Estado, das universidades e dos demais atores do ecossistema de inovação, criando condições para que empresas, de todos os portes, saibam como acessar recursos e implementar projetos inovadores.
Um exemplo local de sucesso é a Rio, indústria do Alto Vale que apostou na inovação para crescer. “Ao longo de nossa trajetória, nos reinventamos várias vezes. Hoje estamos em um estágio mais avançado, mas mantemos as portas abertas para compartilhar nossas experiências. Foi muito importante receber a comitiva e o secretário com informações sobre o programa”, comentou o diretor executivo, Ornelio Guilmar Kleber.
O roteiro de visitas contou com a presença de empresários, representantes de entidades, universidades e poder público. O encerramento aconteceu na Unidavi, onde foram detalhados os principais pontos do SC Mais Inovação. O evento foi organizado pelo Sistema Acafe, com apoio do Governo Estadual e em parceria com a Fiesc, Prefeitura Municipal de Rio do Sul, Unidavi, Acirs, Fapesc, Centro de Inovação Norberto Frahm, Sindicatos Patronais da Indústria, Amavi e BRDE.