Na manhã desta quarta-feira (05), Xanxerê foi palco de mais uma etapa do SC Mais Inovação, programa do Governo do Estado que busca, até 2026, elevar a participação da inovação a 10% do PIB catarinense e gerar mais 30 mil vagas no setor — que hoje emprega mais de 86 mil pessoas. O evento aconteceu no auditório da Unoesc Xanxerê e reuniu diversas lideranças da região da AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani), incluindo o prefeito em exercício, Adenilso Biasus, que destacou a importância da tecnologia e da inovação para o crescimento local.
Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), o SC Mais Inovação prevê ainda a implantação de nove novos Centros de Inovação, somando-se aos 15 existentes. A iniciativa tem como meta preencher todas as 21 microrregiões do estado com Agentes de Inovação, responsáveis por conectar setor privado e poder público, compreendendo demandas e oferecendo suporte aos empreendedores catarinenses.
A partir de agora, Xanxerê será sede do escritório da AMAI. O Agente de Inovação, Gustavo Damschi, atuará na região para fomentar projetos tecnológicos e estimular o desenvolvimento inovador das empresas locais, reforçando o compromisso de fortalecer o ecossistema de inovação em Santa Catarina.
Foto: Cris Huff/Divulgação