O programa SC Mais Inovação, iniciativa voltada a fomentar o crescimento sustentável e tecnológico em Santa Catarina, iniciou nesta semana sua primeira rodada de visitas presenciais no estado. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Inovação e executado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), o projeto já está mobilizando as regiões do Oeste e Meio Oeste, passando por cidades estratégicas como Chapecó, Maravilha, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Xanxerê, Concórdia, Videira, Joaçaba e Curitibanos.
O principal objetivo desta primeira etapa é apresentar o SC Mais Inovação à sociedade civil organizada, à academia, ao setor produtivo e às autoridades locais. "Essa é uma oportunidade ímpar para as regiões conhecerem de perto o potencial transformador da inovação, que gera valor para a sociedade e promove o crescimento sustentável e inclusivo em nosso estado", ressaltou a presidente da Acafe, reitora Luciane Ceretta. Ela ainda reforçou a importância da parceria entre instituições para fortalecer o ecossistema de inovação.
O SC Mais Inovação se estrutura fisicamente em 21 regiões de Santa Catarina, cada uma contando com um representante que coordenará um HUB de inovação para promover e integrar iniciativas locais. Durante esta fase, cada região deverá indicar um agente de inovação, responsável por liderar as atividades regionais e atuar como elo entre a Secretaria de Estado da Inovação e os diversos atores locais.
“Estamos construindo uma rede de inovação descentralizada e ativa, que fortalecerá as comunidades e o desenvolvimento tecnológico em cada canto de Santa Catarina,” afirmou o secretário de Estado da Inovação, Marcelo Fett. “A primeira rodada de visitas é um marco para o projeto, pois apresenta o compromisso do governo com a inovação como vetor de desenvolvimento regional.”
Até o final de novembro, a primeira rodada de visitas deverá estar concluída nas 21 regiões do estado, dando início a uma fase de implementação que promete consolidar Santa Catarina como referência em inovação e desenvolvimento tecnológico.