Estratégias para impulsionar o ecossistema de inovação em Santa Catarina são apresentadas na Univali

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sediou, nesta quarta-feira, 2, a Conferência Microrregional do programa SC Mais Inovação, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e executado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). 

O objetivo do evento, organizado em parceria com a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da Univali e pelo Elume - Centro Regional de Inovação, foi apresentar estratégias para impulsionar o ecossistema para lideranças dos setores empresarial, público, acadêmico e associativista da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, salientou que a iniciativa vem percorrendo todo o Estado com o propósito de gerar conexões e aproximar governo, academia e iniciativa privada, além de apresentar as diversas linhas de fomento e incentivos disponíveis.

Durante a Conferência, Fett apresentou os cinco pilares do SC Mais Inovação: conexões institucionais, atração de investimentos, fomento da cultura empreendedora, formação de capital humano e a implantação da plataforma ICatarina.

“O programa visa descentralizar o acesso à inovação, garantindo que todas as regiões tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento. A intenção é fazer com que empreendedores e gestores públicos tenham ferramentas para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento regional, reforçando o compromisso de tornar Santa Catarina cada vez mais reconhecida como polo de inovação nacional. Nós já percorremos 15 cidades e iremos a outras 7 nos próximos dias com o intuito de fortalecer a inovação como pilar de desenvolvimento do Estado", afirmou o secretário. 

As atividades do programa SC Mais Inovação são executadas por intermédio da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Dentre as atribuições das instituições de ensino estão a formação de talentos, pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia, incubação e aceleração de startups, colaboração com empresas, desenvolvimento de ecossistemas de inovação, formação de empreendedores e apoio à inovação social.

“O programa SC Mais Inovação tem o objetivo de transformar Santa Catarina em uma referência nacional em cidades inteligentes, conectividade e desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, as instituições comunitárias do sistema Acafe têm o crucial papel de fazer o elo entre academia e sociedade, conectando ciência, educação e desenvolvimento. É com muito orgulho que nos aliamos ao Governo do Estado neste programa com a certeza de que estamos diante de um movimento com enorme potencial de expandir a inovação pelo território catarinense e transformar o futuro do nosso Estado", declarou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Texto: Colaboração - Roberta Ramos - Assessoria de Imprensa (Univali)


Mais AMFRI