Conferência Microrregional em Brusque fortalece conexões e incentivos à inovação

O município de Brusque sediou nesta quarta-feira (27), na Unifebe, a Conferência Microrregional de Inovação, promovida pelo programa SC Mais Inovação. O encontro reuniu lideranças locais, empresários, representantes do poder público e da comunidade acadêmica, encerrando uma semana estratégica que também passou por Jaraguá do Sul, Mafra e São Bento do Sul.

Durante o evento, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, destacou que um dos principais objetivos do SC Mais Inovação é aproximar empresários e empreendedores das ferramentas disponíveis para impulsionar seus negócios. “Nossa missão é facilitar o acesso a incentivos fiscais, legislações específicas e linhas de fomento que possibilitem aos negócios catarinenses crescer e gerar empregos qualificados”, ressaltou Fett.

O coordenador do programa, Adriano Rodrigues, reforçou que Brusque e toda a região da AMVE têm grande potencial para se destacarem no ecossistema de inovação do Estado. “Esses encontros são fundamentais para fortalecer conexões estratégicas. Estamos aqui para alinhar legislações municipais, fomentar a chegada do 5G e apresentar soluções concretas para apoiar o crescimento das empresas locais”, afirmou Adriano.

Presente no encontro, o diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, destacou a parceria estratégica entre o Banco e o SC Mais Inovação. “O BRDE acredita muito nesse programa e no ecossistema de inovação de Santa Catarina. Por isso, estamos apoiando diretamente, oferecendo soluções como o Pronampe Inovação e o BRDE Labs, iniciativas fundamentais para fortalecer os negócios locais e impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico do nosso Estado”, explicou Kleinübing.

Representando a comunidade acadêmica local, a professora Vivian Wildner enfatizou como o programa já tem gerado impactos positivos. “Hoje pude vivenciar o que significa a força do SC Mais Inovação na prática. Após cinco anos desenvolvendo um projeto, finalmente consegui, por meio do programa, conectar-me com empresas-chave para avançar e tirar minha ideia do papel. Fico muito agradecida por esse apoio e reconhecimento, e ansiosa pelas próximas etapas e por tudo que ainda está por vir”, comemorou Vivian.

Após Brusque, o programa SC Mais Inovação seguirá nas próximas semanas com eventos em outras regiões, fechando o ciclo das 21 microrregiões catarinenses e reafirmando o compromisso de transformar Santa Catarina em um polo reconhecido nacionalmente pela força do seu ecossistema inovador.

A região da AMVE é composta pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.


Mais AMVE