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Aposentados

Aposentadoria: missão cumprida, legado deixado, novos horizontes à vista.

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  • Formulários e Manuais
  • Recadastramento
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    Recadastramento
  • Acesso ao Contracheque
  • Demonstrativo de Rendimentos

Como Fazer o

Recadastramento

O Recadastramento consiste em duas etapas sendo a Prova de Vida e a Atualização Cadastral.
Para a Prova de Vida não é mais obrigatório o comparecimento do beneficiário de forma presencial ou envio de documento ao IPREV, sendo que este verifica automaticamente junto a base de dados os óbitos ocorridos mensalmente.
Observação importante:
A atualização Cadastral esta sim é necessária, mas no momento não esta sendo exigida, aguardando normativas para os procedimentos – que serão divulgados no site do IPREV.
  • Telefone:
    (48) 0000-0000
  • Whatsapp:
    (48) 0000-0000
  • Chat:
    Acesse no canto inferir a direita.
  • E-mail:
    email@iprev.sc.gov.br
  • Atendimento Presencial:
    Atendimento por hora marcada.

Revisão de

Proventos

Trata-se de solicitação para que os valores do benefício de aposentadoria sejam revisados.

Como Solicitar

O Requerimento de revisão de proventos deverá ser solicitado diretamente no RH do setorial na qual o servidor se aposentou, onde deverá abrir o processo e tramitar ao IPREV.

Documentação necessária

Formulário de Requerimentos Diversos, indicando tratar-se de Revisão de Aposentadoria, com a devida justificativa para alteração e documentação comprobatória.

Importante

O IPREV não analisará o mérito de requerimentos sem a devida fundamentação e elementos comprobatórios que possam indicar eventual revisão.

Redução de

Contribuição Previdenciária

requerimento pode ser realizado de duas formas:

1 - Pela Internet, acessando o requerimento eletrônico, no Portal de Serviços do governo do Estado de Santa

2 - Presencialmente na Central de Atendimento do IPREV, em Florianópolis/SC.

  • Requerimento próprio devidamente preenchido ( requerimento genérico site IPREV) pelo pensionista ou representante legal;
  • Documento de identificação;
  • Termo expedido pela Junta da Perícia Médica Oficial do Estado (Aposentado).
  • Portaria de Aposentadoria
  • Contracheque
  • Em caso de o pedido ser efetuado por representante, deverão ser apresentados os documentos de representação (procuração pública) e os documentos de identificação (carteira de identidade e CPF) do representante. – Procuração Pública (constando poderes para representá-lo junto ao IPREV), atual com validade de 1(um) ano a partir da data de expedição.
  • Tuberculose Ativa
  • Alienação Mental
  • Esclerose Múltipla
  • Neoplasia Maligna
  • Cegueira
  • Hanseníase
  • Paralisia Irreversível e Incapacitante
  • Cardiopatia Grave
  • Doença de Parkinson
  • Espondiloartrose Anquilosante
  • Nefropatia Grave
  • Hepatopatia Grave
  • Estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante)
  • Contaminação por Radiação
  • Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)
  • Fibrose Cística (mucoviscidose)

Isenção do

Imposto de Renda –
Aposentados

A isenção do desconto de Imposto de Renda será deferida caso o inativo seja portador de uma ou mais patologias enquadradas no inciso XIV do artigo 6º da Lei nº 7713, de 22/12/88, alterado pelo artigo 47 da Lei nº 8541, de 23/12/92, com a redação dada pelo artigo 1º da Lei nº 11052, de 29/12/2004.

O requerimento de isenção do imposto de renda para inativos/aposentados deverá ser solicitado junto ao setorial de origem do servidor. Para a análise das requisições, os beneficiários serão convocados a agendar perícia médica oficial, sendo a realização desse procedimento obrigatória para se obter a isenção.

Documentação Necessária:

  • Requerimento de isenção de Imposto de Renda
  • Laudo Médico emitido por Junta Médica Oficial e assinado por, no mínimo, 3 (três) médicos, contendo: a) Data do início da doença; b) Nome doença, se houver enquadramento no § 1º, do art. 186, da Lei nº 8.112/90.

Declaração de Tempo

Utilizado na Aposentadoria de SC

Requerimentos:

Pela Internet

Como Requerer pela Internet?

Pela Internet, acessando o requerimento eletrônico, no Portal de Serviços do governo do Estado de Santa

Como Fazer o Requerimento Presencialmente?

Presencialmente na Central de Atendimento do IPREV, em Florianópolis/SC

  • Horário de Expediente:
    segunda a sexta – das 13h às 18h
  • Telefone e WhatsApp:
    (48) 3665-4600
  • Presencial:
    Rua Visconde de Ouro Preto, 267 – Centro – Florianópolis

Requisição de tal documento pode ser realizada junto ao setor de Recursos Humanos do órgão no qual o ex-servidor(a) se aposentou – local em que o processo será instruído.O passo seguinte é o encaminhamento do processo pelo órgão para o Instituto de Previdência de Santa Catarina/GERIN, a qual cabe a conferência e, caso todas as informações estejam corretas, a emissão da Declaração

3.1 Requerimento eletrônico devidamente preenchido e assinado;
( DETALHANDO O ASSUNTO)

3.2 Carteira de Identidade e CPF do(a) requerente;

3.3 Em caso de o pedido ser efetuado por representante, deverão ser apresentados os documentos de representação (procuração pública) e os documentos de identificação (carteira de identidade e CPF) do representante.